sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Reprodução de artigo publicado no www.ITU.com.br, por Deborah Dubner: http://www.itu.com.br/noticias/detalhe.asp?cod_conteudo=19963

Geral
Sexta-feira, 2 de outubro de 2009


Marcha Mundial pela Paz e Não Violência já começou
divulgação
“Para que se escute o clamor de milhões de pessoas que querem a paz, o fim das guerras e de todo tipo de violência”.

A
Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência começa na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro de 2009, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Não-Violência. Terminará na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua em 2 de janeiro de 2010. Veja a programação brasileira de lançamento da Marcha pela Paz e a Não-Violência.

Durante estes 90 dias, passará por mais de 90 países e 100 cidades, nos cinco continentes. Cobrirá uma distância de 160.000 km por terra. Alguns trechos serão percorridos por mar e por ar. Passará por todos os climas e estações, desde o verão tórrido de zonas tropicais e do deserto, até o inverno siberiano. As etapas mais longas serão a americana e a asiática, ambas de quase um mês. Uma equipe base permanente de cem pessoas de diversas nacionalidades fará o percurso completo.

A ação dirigida pretende resgatar o melhor das diversas culturas e povos da Terra e tem o apoio de personalidades importantes, como atores, músicos, políticos, escritores, ativistas, compositores, entre outros. O Brasil está nessa! Você também pode se engajar de várias formas.


A Marcha é de todos


A marcha é uma iniciativa do
“Mundo sem Guerras”, uma organização internacional que trabalha a 15 anos no campo do pacifismo e da não-violência.
No entanto, a Marcha Mundial será construída por todos. Está aberta à participação de qualquer pessoa, organização, coletivo, grupo, partido político, empresa, etc., que compartilhe a sensibilidade deste projeto. Portanto, não se trata de algo fechado, e sim de um percurso que irá se enriquecendo graças às atividades que se coloquem em marcha conforme as diversas iniciativas.


E sua passagem pelas cidades, serão realizados todos os tipos de fóruns, encontros, festivais, conferências e eventos (esportivos, culturais, sociais, musicais, artísticos, educativos, etc.) que irão sendo organizados à medida que surjam iniciativas em cada lugar.

No Brasil

A equipe principal da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência estará no Brasil a partir de 16 de dezembro e passará pelos seguintes pontos:
Recife/PE: 16 de dezembro;
Salvador/BA: 17 de dezembro;
Rio de Janeiro/RJ: 18 e 19 de dezembro;
Parque Caucaia/SP: 20 de dezembro;
São Paulo/SP: 20 e 21 de dezembro;
Em São Paulo a Equipe Brasileira se dividirá em duas, para posteriormente reunir-se em Buenos Aires. Uma parte fará o trajeto de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires e os outros farão São Paulo, Foz de Iguaçu, Assunção, Paraguai, Resistência, Rosário e Buenos Aires.
22 de dezembro –Curitiba/PR
23 de dezembro – Foz do Iguaçu/RS
24 de dezembro- Florianópolis/SC
25 de dezembro- Porto Alegre/RS
26 de dezembro- Canoas/RS


Adesões

Centenas de adesões de pessoas, empresas, instituições, associações e ONGs já aderiram ao movimento, seja através da participação na marcha, seja com outras ações, como divulgação e outras formas de apoio.

No Brasil, grandes nomes como Maurício de Souza, Roberto Freire, Monja Coen Sensei, Leonardo Boff, Rubem Alves e outros escritores, atores, compositores, líderes religiosos e políticos já aderiram ao movimento. A TV Cultura também divulga a Marcha em sua programação.
No mundo, diversos países também aderem à Marcha através de seus líderes, inclusive a neta de Mahatma Gandhi, Tara Gandhi Bhattacharjee, uma ativista social de renome em toda a Índia.

Participe!

Você pode participar de várias formas. Aqui vão algumas sugestões, que podem ser incrementadas com a sua criatividade:
- promover um evento cultural
- promover um evento esportivo
- reunir pessoas da sua rede de relacionamento para participar
- entrar nos comitês que já existem
- formar novos comitês
- participar da Marcha
- divulgar o evento durante esses 90 dias
- criar uma música para o evento (isso já foi feito por um grande grupo de músicos brasileiros)

Veja inúmeras iniciativas criativas que já foram feitas e inspire-se para fazer a sua!
Marcha pela Paz


Essa marcha é de todos!

----x----

"VAMOS TODO MUNDO"
Tema para a Marcha Mundial Pela Paz e Não-Violência

Nenhum comentário:

Postar um comentário