2001-2010: Década Internacional da
Cultura de Paz e da Não-violência
No dia 23/03/2009 (segunda-feira), à noite, a Biblioteca do CEU Jaçanã fixou na parede à direita de quem entra no BEC (Bloco Esportivo Cultural), no pátio da entrada principal do CEU Jaçanã (em frente à quadra de esportes coberta), a exposição “2001-2010: Década Internacional da Cultura de Paz e da Não-violência.” A exposição define o que é cultura de paz; apresenta um quadro comparativo entre “cultura de guerra e violência” e “cultura de paz e de não violência”; mostra e explica a logomarca do Ano Internacional de Cultura de Paz (2000); coloca o que se perde com violência, destruição, exploração e humilhação; define violência (que não se restringe à violência física); o que é ter disposição para uma cultura de paz, que inclui a preservação do planeta, cuidados diversos, convivência com algumas características e o redescobrir a solidariedade. Dá exemplos de pessoas generosas / solidárias por suas obras (Irmã Dulce, Betinho e Madre Tereza de Calcutá) e de condutores de lutas sem violência (Gandhi e Martin Luther King). Exibe frases e letras de músicas relacionadas ao tema.
Quem ainda não viu pode correr para vê-la, pois a exposição continua por tempo indeterminado, apesar de algumas avarias que tem sofrido (como arrancarem da decoração as flores feitas com garrafa pet, pombinha, coração, provavelmente, por crianças muito pequenas), pois a gente tem feito reparos e ela tem sobrevivido, felizmente.

Chame ou indique aos amigos, familiares...
:)
“O primeiro princípio da ação não-violenta é a não-cooperação com tudo que é humilhante.” (Gandhi)
Curiosidade:
A idéia e a iniciativa dessa exposição partiu da Helena (quem lhes escreve neste post) a partir da observação de um conflito entre crianças frequentadoras da Biblioteca e do Telecentro do CEU Jaçanã. Após pedido de desculpa por uma delas, a outra insistia em resolver no braço, o que levou à reflexão da necessidade de se cultivar a cultura de paz.
DICAS DE SITES:
· Marcha mundial pela paz e a não violência:
http://www.marchamundial.org.br/
Informa sobre a marcha a se realizar de 02/10/2009 a 02/01/2010 (100 pessoas partirão da Nova Zelândia passando por mais de 90 países até a Argentina), motivos, adesões, como organizar comitês de marcha, iniciativas, materiais, entre outros.
· Educação para Paz – Contos para paz:
http://www.educacaoparapaz.com.br/index.php?pagina=contos_paz.
Site da editora, livraria, produtora e gravadora Omnisciência e de seu projeto Educação para a Paz, que disponibiliza contos para a paz. Vale a pena ler pelo menos alguns!
· Comitê Paulista para a década da cultura da paz:
http://www.comitepaz.org.br/
No site encontra-se uma vasta gama de documentos, inclusive para download, sobre a cultura de paz.
· Manifesto 2000, da UNESCO, versão para adultos e adaptação para crianças, pelo Núcleo pela Tolerância, do Departamento de Ciências Humanas - UNESP – Bauru:
http://portal.faac.unesp.br/pesquisa/tolerancia/redesenho/manifesto.htm
· Blog: Cultura de paz, meio ambiente e cyberativismo, de Juliana Zellauy:
http://cultura-de-paz.blogspot.com/
Gestora ambiental, especialista em Educação Ambiental e em Gestão de Projetos Sociais, com seu blog, busca contribuir para a disseminação da Cultura de Paz e o respeito ao Meio Ambiente.
DICA DE CURSO:
· Curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, à distância (via Internet), gratuito:
http://www.itsbrasil.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=96
Curso de 60 horas, auto-instrucional e de oferta contínua. Oferecido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Instituto de Tecnologia Social - ITS Brasil. Destina-se a participantes de movimentos populares, lideranças comunitárias, membros de pastorais, comunidades religiosas e outros, para que promovam os direitos humanos e atuem pacificamente na resolução de conflitos em suas comunidades.
DICAS DE LIVROS INFANTO-JUVENIS:
· Gandhi, o Herói da Paz, de Ligia Miragaia e Maeve Vida.
Editora: Omnisciência, 2007. 47 págs.
Sinopse:

Sinopse:
A Biblioteca do CEU Jaçanã possui um exemplar (doação).
· Gandhi (Inglaterra / Índia, 1982).
· Escritores da Liberdade (Freedom Writers, Alemanha / EUA, 2007).
DICA DE BIBLIOTECA:
· Biblioteca da Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz)
Divulgue e propague a cultura de paz! ;)
Obs.: Essa exposição terminou em janeiro de 2010, sendo substituída por algumas frases relacionadas à cultura de paz e um resumo do livro "A paz também se aprende", de Naomi Drew.
Nenhum comentário:
Postar um comentário