domingo, 5 de julho de 2009

EXPOSIÇÃO

2001-2010: Década Internacional da
Cultura de Paz e da Não-violência


No dia 23/03/2009 (segunda-feira), à noite, a Biblioteca do CEU Jaçanã fixou na parede à direita de quem entra no BEC (Bloco Esportivo Cultural), no pátio da entrada principal do CEU Jaçanã (em frente à quadra de esportes coberta), a exposição “2001-2010: Década Internacional da Cultura de Paz e da Não-violência.” A exposição define o que é cultura de paz; apresenta um quadro comparativo entre “cultura de guerra e violência” e “cultura de paz e de não violência”; mostra e explica a logomarca do Ano Internacional de Cultura de Paz (2000); coloca o que se perde com violência, destruição, exploração e humilhação; define violência (que não se restringe à violência física); o que é ter disposição para uma cultura de paz, que inclui a preservação do planeta, cuidados diversos, convivência com algumas características e o redescobrir a solidariedade. Dá exemplos de pessoas generosas / solidárias por suas obras (Irmã Dulce, Betinho e Madre Tereza de Calcutá) e de condutores de lutas sem violência (Gandhi e Martin Luther King). Exibe frases e letras de músicas relacionadas ao tema.

Quem ainda não viu pode correr para vê-la, pois a exposição continua por tempo indeterminado, apesar de algumas avarias que tem sofrido (como arrancarem da decoração as flores feitas com garrafa pet, pombinha, coração, provavelmente, por crianças muito pequenas), pois a gente tem feito reparos e ela tem sobrevivido, felizmente.


Venham ver e cultivem a cultura de paz!!!

Chame ou indique aos amigos, familiares...
:)

O primeiro princípio da ação não-violenta é a não-cooperação com tudo que é humilhante.” (Gandhi)



Curiosidade:
A idéia e a iniciativa dessa exposição partiu da Helena (quem lhes escreve neste post) a partir da observação de um conflito entre crianças frequentadoras da Biblioteca e do Telecentro do CEU Jaçanã. Após pedido de desculpa por uma delas, a outra insistia em resolver no braço, o que levou à reflexão da necessidade de se cultivar a cultura de paz.


DICAS DE SITES:

· Marcha mundial pela paz e a não violência:

http://www.marchamundial.org.br/
Informa sobre a marcha a se realizar de 02/10/2009 a 02/01/2010 (100 pessoas partirão da Nova Zelândia passando por mais de 90 países até a Argentina), motivos, adesões, como organizar comitês de marcha, iniciativas, materiais, entre outros.

· Educação para Paz – Contos para paz:
http://www.educacaoparapaz.com.br/index.php?pagina=contos_paz.
Site da editora, livraria, produtora e gravadora Omnisciência e de seu projeto Educação para a Paz, que disponibiliza contos para a paz. Vale a pena ler pelo menos alguns!

· Comitê Paulista para a década da cultura da paz:
http://www.comitepaz.org.br/
No site encontra-se uma vasta gama de documentos, inclusive para download, sobre a cultura de paz.

· Manifesto 2000, da UNESCO, versão para adultos e adaptação para crianças, pelo Núcleo pela Tolerância, do Departamento de Ciências Humanas - UNESP – Bauru:
http://portal.faac.unesp.br/pesquisa/tolerancia/redesenho/manifesto.htm

· Blog: Cultura de paz, meio ambiente e cyberativismo, de Juliana Zellauy:
http://cultura-de-paz.blogspot.com/
Gestora ambiental, especialista em Educação Ambiental e em Gestão de Projetos Sociais, com seu blog, busca contribuir para a disseminação da Cultura de Paz e o respeito ao Meio Ambiente.


DICA DE CURSO:

· Curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, à distância (via Internet), gratuito:
http://www.itsbrasil.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=96
Curso de 60 horas, auto-instrucional e de oferta contínua. Oferecido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Instituto de Tecnologia Social - ITS Brasil. Destina-se a participantes de movimentos populares, lideranças comunitárias, membros de pastorais, comunidades religiosas e outros, para que promovam os direitos humanos e atuem pacificamente na resolução de conflitos em suas comunidades.


DICAS DE LIVROS INFANTO-JUVENIS:


· Gandhi, o Herói da Paz, de Ligia Miragaia e Maeve Vida.
Editora: Omnisciência, 2007. 47 págs.
Sinopse:

Como um homem magro e miúdo, sem usar nenhuma arma, consegue libertar um país dominado por quase dois séculos? Como um homem pode ficar 21 dias sem beber ou comer e com isso transformar a vida de milhares de pessoas? Como um homem pode ter a coragem de se despojar de todos os seus pertences e, vestindo apenas um pedaço de tecido branco em volta do quadril, se transformar no maior ícone da paz da Humanidade? Esta é a história de Gandhi. Você vai descobrir neste livro por que e como ele se tornou um Herói da Paz.





A Biblioteca do CEU Jaçanã possui três exemplares do livro e dois exemplares do audiolivro (doação).


- Gandhi, de Pino Madera.

Editora: Paulinas, 1994. 30 págs.
Sinopse:

Da coleção Grandes histórias para pequenos leitores, este volume traz a história de Gandhi, o grande homem que defendeu os direitos dos mais fracos com a força da não-violência.


A Biblioteca do CEU Jaçanã possui um exemplar (doação).



DICAS DE FILMES:

· Gandhi (Inglaterra / Índia, 1982).
· Escritores da Liberdade (Freedom Writers, Alemanha / EUA, 2007).


DICA DE BIBLIOTECA:

· Biblioteca da Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz)
Av. IV Centenário, 1.268 - Portão 7A - Parque Ibirapuera.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h.

Divulgue e propague a cultura de paz! ;)

----x----


Obs.: Essa exposição terminou em janeiro de 2010, sendo substituída por algumas frases relacionadas à cultura de paz e um resumo do livro "A paz também se aprende", de Naomi Drew.

Nenhum comentário:

Postar um comentário